Discursos

19/11/2013

Realização, em São Paulo, do 13º Congresso Nacional do PCdoB. Reeleição de Renato Rabelo e Luciana Santos, respectivamente, para os cargos de Presidente e Vice-Presidente do PCdoB.

A SRA. MANUELA D’ÁVILA (PCdoB-RS. Pronunciamento encaminhado pela oradora.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna hoje para compartilhar com V.Exas. a minha imensa alegria em ter participado do 13º Congresso do PCdoB, que se encerrou no último sábado, 16 de novembro, em São Paulo. O evento do meu partido foi bem sucedido por ter obtido resultados importantes.
Os debates mobilizaram mais de 800 delegados de todas as regiões do Brasil, que ajudam a construir coletivamente o caminho político do partido, definindo as estratégias do PCdoB nas lutas nacionais. Aprovamos resoluções atuais, justas e que orientam o partido para uma nova e desafiadora etapa do Brasil. Líderes políticos nacionais do partido e de outras legendas, como a Presidenta Dilma Rousseff, prestigiaram o encontro, destacando a importância do PCdoB no cenário político nacional. Em seu discurso, Dilma considerou a participação no evento como uma oportunidade de reafirmar seu agradecimento pelo apoio que tem recebido do combativo PCdoB em 3 anos de Governo. A Presidenta destacou a longa, duradoura e histórica aliança que une o PCdoB e o PT desde as eleições presidenciais de 1989.
Uma das decisões mais significativas do Congresso foi a reeleição de Renato Rabelo e da Deputada Federal Luciana Santos (PE) para Presidente e Vice-Presidente, respectivamente.

Tenho muito orgulho de militar no PCdoB, que, permanentemente, renova-se e inova na política. A valorização do papel das mulheres na política é um exemplo disso. A partir do primeiro trimestre de 2015, a deputada Luciana Santos será a primeira mulher assumir a Presidência do PCdoB em toda a sua história. Espero que ela tenha muito êxito nesta grande missão. Conte com o nosso apoio e lealdade, Deputada Luciana!
Um ponto alto do Congresso foi justamente a resolução que assegura um processo de transição do atual Presidente reeleito para a Vice-Presidente reeleita.
No último fim de semana, elegemos também o novo Comitê Central do Partido e a nova Comissão Política Nacional. Tivemos um grande índice de renovação do Comitê Central, que será composto por 125 membros, demonstrando um PCdoB vivo e sintonizado com a sociedade. Temos muita confiança em nossos quadros
, sejam veteranos ou jovens militantes. Queremos que cada vez mais a juventude assuma compromissos e responsabilidades no PCdoB, não se omitindo diante de dificuldades cotidianas.
Em 2013, comemoramos os 91 anos de história de conquistas do PCdoB. Terminamos o 13º Congresso com um sentimento de que estamos cada vez mais fortes e comprometidos com as bandeiras do povo brasileiro.

Boa luta a todos nós!
Muito obrigada.