Notícias

Manuela entrega homenagem para jovens medalhistas

Na manhã dessa quinta-feira (03), na Assembleia Legislativa, ocorreu a cerimônia de homenagem às estudantes gaúchas medalhistas em olimpíadas científicas. A iniciativa de prestigiar as jovens surgiu do encontro da deputada Manuela D’ávila (PCdoB) com a professora Nara Martini Bigolin, coordenadora e fundadora do Projeto Meninas Olímpicas.

Ao todo, foram 13 meninas que receberam certificados de reconhecimento pela dedicação aos estudos na área de ciências exatas. Todas obtiveram medalhas de ouro em 2014 e 2015 nas Olimpíadas Científicas.

Para Manuela, ainda vivemos em um mundo machista, onde muitas jovens não conseguem estudar. “Homenagear essas meninas é tirar do silêncio àquelas que não possuem as mesmas oportunidades. Vivemos em um mundo em que 90% dos que vencem competições na área de exatas são homens. Isso não é porque as meninas são menos inteligentes, mas porque são exigidas, desde cedo, a ajudar em casa e a ter outras responsabilidades, que os meninos não possuem” disse Manuela emocionada ao falar das conquistas das estudantes.

O Projeto Meninas Olímpicas tem o objetivo de incentivar a participação de jovens estudantes em competições científicas, como forma de impulsioná-las a ocupar cargos na área de ciência e política.