Notícias

Procuradoria da Mulher e Mandato da deputada Manuela d’Ávila realizam atividades no Agosto Dourado

  A primeira semana do mês de agosto é marcada com a Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Brasil, o tema é estendido durante todo o mês, com o Agosto Dourado, onde são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como a realização de palestras e eventos, a divulgação …

WhatsApp Image 2017-07-26 at 10.29.32

 

A primeira semana do mês de agosto é marcada com a Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Brasil, o tema é estendido durante todo o mês, com o Agosto Dourado, onde são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como a realização de palestras e eventos, a divulgação de informações nas diversas mídias, reuniões com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos, iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

No mandato da deputada Manuela d’Ávila, que também é a Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, diversas atividades relacionadas ao tema serão realizadas, entre elas, a divulgação de histórias relacionadas à amamentação, a campanha de arrecadação de potes para armazenamento de leite materno, e o lançamento do selo #LugarAmigoDaAmamentação.

 

Histórias sobre Amamentação

Serão selecionadas histórias enviadas pelas mães, tanto de sucessos quanto de frustrações, que tenham como tema o aleitamento materno. Podem ser enviados relatos que contem tanto os benefícios da amamentação quanto de problemas enfrentados pela mãe para conseguir dar de mamar para seu filho.

As histórias, que têm o propósito de auxiliar as outras mães, serão divulgadas na página do Facebook da Manuela, e podem ser enviadas através de texto (com uma foto para ilustrar) ou vídeo, para o e-mail cris.machado@manuela.org.br

 

Campanha de arrecadação de potes

Durante todo o mês de agosto, serão aceitas doações de potes para o armazenamento de leite materno, para que sejam repassados posteriormente para bancos de leite de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Os potes devem ser de vidro e com tampa plástica, podendo ser entregues na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, no térreo, que fica na Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro de Porto Alegre.

 

Selo #LugarAmigoDaAmamentação

Como nem toda a mulher se sente à vontade de amamentar publicamente, e também não quer se sentir isolada amamentando em banheiros ou fraldários de shoppings, a Procuradoria Especial da Mulher criou o selo #LugarAmigoDaAmamentação para que Cafés e Restaurantes possam aderir.

O objetivo é que esses estabelecimentos apoiem a mulher lactante em sua vida social, promovendo a naturalização do aleitamento materno em locais públicos, sem que haja constrangimento. Os locais não precisam de nenhuma mudança estrutural, precisam apenas ser parceiros da amamentação, apresentando o selo em local visível.

O credenciamento pode ser realizado através do e-mail cris.machado@manuela.org.br

 

Outras atividades:

 

Gabinete na Rua – Especial Agosto Dourado

O gabinete da Manuela vai até as praças e comunidades para se aproximar ainda mais da população, e poder ver de perto os problemas e demandas de cada região. Nesses dias, também serão oferecidas consultorias de amamentação para gestantes e lactantes, de forma gratuita. O objetivo é tirar dúvidas e ajudar mães com dor, fissuras e outros problemas a amamentarem da melhor forma possível. Também será entregue um material elaborado especialmente para o mês da amamentação. Confere as datas:

06 de agosto, domingo, das 10h às 14h: Redenção (próximo monumento expedicionário)

12 de agosto, sábado, das 14h às 17h: Restinga (esplanada)

19 de agosto, sábado, das 14h às 17h: Morro da Cruz (praça)

27 de agosto, domingo, das 10h às 14h: Praça México

 

Obs.: em caso de chuva o Gabinete na Rua será remarcado.

 

Seminário

No dia 30 de agosto será realizado um Seminário, com mediação da Manuela d’Ávila, para debater o tema do aleitamento materno, que vai acontecer no Plenarinho da Assembleia Legislativa, onde também será realizado um “mamaço” como forma de manifestação por parte das mães que desejam amamentar seus filhos onde elas bem desejarem.

O Seminário irá contar com a participação da doutora Noemia Goldraich, Nefrologista Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; do doutor Christian Loret de Mola, representante do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e da Lúcia Souza d’Aquino, mestre e doutoranda em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Currículos dos debatedores:

Noemia Goldraich, Nefrologista Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, Membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e da Rede Brasileira Criança e Consumo (REBRINC).

Christian Loret de Mola, Pós-Doutorando em Epidemiologia, membro do grupo de Pesquisas do dr. Cesar Victora, que estudam questões relacionadas à amamentação há mais de 30 anos.  Seus trabalhos foram a base para as recomendações de aleitamento materno da OMS e sua coorte de mais de 30 anos trouxe nova luz aos benefícios do aleitamento exclusivo até os 6 meses e prolongado aos 2 anos ou mais.

Lúcia Souza d’Aquino, Mestre e doutoranda em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduanda em Direito Europeu dos Contratos e de Consumo pela Université Savoie-Mont Blanc. Membro do Grupo de Pesquisa “Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização”. Coordenadora acadêmica do Núcleo de Estudos Consumidor e Globalização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro associado do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) e da International Association of Consumer Law (IACL) e autora do livro “Criança e Publicidade: Hipervulnerabilidade?”.

 

202475_G